• Comunicação e Notificações em Alimentos CONALI nº 20/2023 DVAA/SVS/SUBVS/SES-MG

6 de dezembro de 2023

Prezados Pontos Focais de VISA em Minas Gerais,

Informamos a publicação de:

NGC SES/SUBVS-SVS-DVAA nº. 77615328/2023, que interdita cautelarmente o produto: goma de mandioca hidratada; marca: kinino; data de fabricação: 05/07/23 H:12:04; data de validade: 08/01/24, lote: 370, produzido pela empresa: Don Lampione Comércio de Alimentos LTDA; em virtude de apresentar aditivo alimentar de uso não autorizado para o alimento em questão.

NGC SES/SUBVS-SVS-DVAA nº. 77639543/2023, que interdita cautelarmente o produto: fécula de mandioca hidratada; marca: Amafil; data de validade: 08/03/2024 R2, lote: 396HT326 07:35, produzido pela empresa: Amafil Indústria e Comércio de Alimentos LTDA em virtude de apresentar aditivo alimentar de uso não autorizado para o alimento em questão.

NGC SES/SUBVPS-SVS-DVAL Nº 76824944/2023, que interdita cautelarmente os produtos: Ginkgo Biloba – tipos: folha e pó, 50g, (componente não permitido: Ginkgo Biloba L.); Valeriana – tipo raiz – 25g (componente não permitido: Valeriana Officinalis); 30 Ervas – 100g (componentes não permitidos: abacateiro, carqueja, chapéu de couro, jambolão, cavalinha, douradinha, salsaparrilla, erva de bugre, carobinha, dente de leão, sete sangrias, sene, cáscara sagrada, graviola, fucus, espinheira santa, cajueiro, quebra pedra, boldo do chile, jurubeba, angélica, pau ferro, centella asiática, alcachofra e pau magro); 7 Ervas – Tipo Folhas – 100g (componentes não permitidos: cavalinha, sene, abacateiro, porangaba e cana do brejo); e Açoita cavalo – tipo: Folha – 50g (componente não permitido: Luehea divaricata), datas de validade: TODAS; lote: TODOS, embalados e distribuídos por: Caseralli Produtos & Alimentos Naturais, CNPJ 21.305.038/0001-42, localizada na Avenida Hilário Sebastião, Quadra 29, lote 02, Setor Santo Hilário, 74780-250, Goiânia-GO, por representarem risco à saúde da população, em virtude de apresentarem como constituintes espécies vegetais não autorizadas para uso em chás (conforme mencionadas).

Reiteramos que visando facilitar a consulta pelo cidadão, setor regulado e das Vigilâncias Sanitárias dos municípios e Unidades Regionais de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais disponibiliza no LINK as publicações das Notificações da Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária de Minas Gerais (NGC), dando maior agilidade na tramitação de informações que visam a proteção da saúde da população.