• Demandas da área de oftalmologia serão realizadas em Ribeirão das Neves

19 de dezembro de 2023

Ribeirão das Neves recebeu na manhã de segunda, dia 18 de dezembro, o lançamento da Unidade Móvel MedSesc Oftalmologia III que está localizada no pátio do Centro Administrativo da Prefeitura de Ribeirão das Neves. No local serão realizadas mais de 700 consultas oftalmológicas até o dia 30 de janeiro de 2024. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com o Sistema Fecomércio e vai agilizar e desafogar a demanda reprimida de consultas na cidade. Dentre os serviços oferecidos, de forma gratuita, estão previstos, consultas oftalmológicas, exames para aferição do grau e avaliação da retina, para diagnóstico de glaucoma, catarata e outros processos inflamatórios, além de orientações para prevenção do diabetes.

O cadastro e agendamento dos pacientes estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, seguindo a lista de pessoas que aguardam por consulta de oftalmologia no município. O Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Augusto Vieira, esclarece que a equipe está entrando em contato com os usuários pelas EFS (antigo posto de saúde) e que é muito importante o comparecimento no dia marcado. “Vamos ter uma média de 28 atendimentos por dia para a população. É uma parceria importante para o nosso município”, afirma.

Presidente da Fecomércio, Sesc, Senac Minas, Nadim Donato, explicou como funciona o caminhão que possui infraestrutura moderna e profissionais especializados. “Estamos muito satisfeitos em inaugurar essa nova unidade aqui em Ribeirão das Neves com serviços de qualidade. É a nossa forma de contribuir e de assegurar que a saúde seja de fato um direito de todas as pessoas”, pontuou.

O Secretário Municipal de Governo, Erick Lucas, ressaltou que essa iniciativa é extremamente simbólica para o município. “Ser a primeira cidade a receber esse caminhão novo, com a possibilidade de muitos atendimentos nos traz credibilidade. Uma cidade que busca sempre a melhoria, promove a saúde e possui uma gestão plena”, disse.

O Prefeito, Junynho Martins, falou sobre a importância de parcerias entre o setor público e privado para fortalecer os atendimentos à população. “Vamos conseguir atender essa demanda reprimida da cidade. Estamos trabalhando para uma gestão pública cada vez mais eficiente. Ressaltando que as pessoas que irão se consultar aqui já passaram pelas nossas unidades de saúde. Caso tenha essa necessidade e ainda não se consultou procure uma próxima a sua casa”, explicou.

Atendimentos

O município de Ribeirão das Neves possui mais de 300 mil habitantes e a unidade Móvel MedSesc vem para somar com as iniciativas da Secretaria de Saúde para oferecer mais cuidado e atendimento aos moradores. Por isso, o objetivo é realizar os atendimentos dos pacientes que já haviam sido agendados e estavam aguardando. As pessoas que precisam de atendimento oftalmológico e/ou qualquer outro acompanhamento relacionado à saúde, devem procurar o EFS, mais próximo de sua residência.

Serviço:

Unidade Móvel MedSesc Oftalmologia III – Ribeirão das Neves

Data: 21 de dezembro de 2023 a 30 de janeiro de 2024
Horário: De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Local: Estacionamento do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves
Rua Ari Teixeira da Costa, 1.100, Savassi.