• Dia Nacional Da Luta Antimanicomial: Concentração, Conscientização E Caminhada

8 de maio de 2023

O pátio da Prefeitura Municipal, na Rua Ari Teixeira da Costa, foi escolhido para o local de concentração da caminhada que seguirá até a Praça Central de Ribeirão das Neves em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, no próximo dia 18 de maio, às 8 horas.  A Rede de Atenção Psicossocial de Ribeirão das Neves (RAPS) convida a uma reflexão sobre a falta de conhecimento sobre o tema e o fim do preconceito que passam as pessoas e famílias que vivenciam a doença.
A data criada há 22 anos a partir da Lei da Reforma Psiquiátrica ou Lei Paulo Delgado foi  construída por profissionais da saúde que ousaram romper com os manicômios e criaram estratégias para tratar as pessoas que vivem com sofrimento psíquico.
A reforma psiquiátrica foi inspirada nas ideias e práticas do psiquiatra italiano Franco Basaglia que revolucionou as abordagens e terapias no tratamento de pessoas com transtornos mentais, na década de 60. Respeitando os pacientes, o médico promoveu abordagem na terapêutica que tinha como objetivo a reinserção do paciente na comunidade.  O Dia Nacional, portanto, é de celebração e luta para que a sociedade passe a encarar os pacientes e familiares com mais naturalidade e respeito que todos merecem.

A Rede de Atenção Psicossocial de Ribeirão das Neves – RAPS é composta pelos seguintes serviços:

CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial (urgência de Adulto), Rua: Francisco de Paula Diniz, 147 – Bairro Vila Mariana. Telefone: (31) 3627-7072.
CAPSAD – Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e Outras Drogas (Urgência Adulto), Rua Rodolfo Cerqueira , 85 – Bairro Centro Telefone: 3624-6867.
CAPSIJ- Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Urgência infanto juvenil) Rua Antônio Miguel Cerqueira Neto, 708 – Bairro São Pedro. Telefone: 3624-2717.
Serviço de Saúde Mental Acolher Rua Padre Pedro Cordeiro da Rocha, 135 – Bairro São Pedro Telefone: 3625-4576.
Serviço de Saúde Mental Claramente, Avenida Dionísio Gomes, 127 – / Lojas 8,9 e 10. Bairro Veneza. Telefone: 3625-7163.
Serviço de Saúde Mental Veredas, Rua Guaratiba, 151 – Bairro Botafogo Telefone: 3638-6566.