• Doenças conhecidas como arbovirose necessitam de atenção dos nevenses

17 de janeiro de 2024

A Prefeitura de Ribeirão das Neves por meio da Secretaria Municipal de Saúde monitora durante todo o ano enfermidades que podem se tornar endêmicas no município e neste período chuvoso um grupo de doenças virais precisa de uma atenção especial, são as chamadas arboviroses. As arboviroses são transmitidas principalmente por artrópodes, como os mosquitos e carrapatos. Atualmente um vetor, em particular, necessita do combate de todos, o Aedes Aegypti, transmissor de doenças conhecidas como dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

O que o diferencia dos demais pernilongos é a presença de listras brancas nas patas, troncos e cabeça. Possui hábitos diurnos, principalmente, ao amanhecer e ao entardecer. “É importante ressaltarmos que é necessário dois indivíduos para a transmissão das arboviroses relacionadas ao Aedes. O mosquito pica uma pessoa contaminada e ao picar outro indivíduo transmite a enfermidade”, explica Cristiane Batista de Oliveira Zetolis, da Gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Vetores e Zoonoses de Ribeirão das Neves.

Arbovirose

A doença mais conhecida deste grupo é a dengue. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o número de casos de dengue no mundo, com quase 3 milhões de registros em 2023. A dengue é caracterizada por febre alta, dores musculares e articulares, manchas avermelhadas pelo corpo. “Cada pessoa pode ter a doença até quatro vezes, com sintomas variados. As doenças da arbovirose têm sintomas bem parecidos, mas a dor atrás dos olhos é bem relevante em casos de dengue.”, pontua Daiane Pereira de Oliveira, educadora em saúde da área de Zoonoses.

A chikungunya é uma enfermidade que provoca febre e dores nas articulações de forma bem intensa que podem inclusive, se tornar crônicas. “O tratamento é longo, em média dois anos e a qualidade de vida do paciente fica bastante comprometida”, alerta Daiane. Já a Zika pode ter consequências sérias, como complicações neurológicas e malformações dos fetos, caso seja infectada uma gestante.

Os sintomas iniciais da febre amarela são início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, náuseas e vômitos, além de fadiga e fraqueza. É a única doença em que a vacina já está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população. “É importante que o morador procure as salas de vacina de sua região para colocar em dia a vacina de febre amarela. Hoje a dose é única, porém, se você não tem o registro que foi vacinado, é necessário o reforço”, explica Cristiane.

Daiane pontua que não existem mais períodos sazonais e que a incidência das doenças podem acontecer durante todo o ano, porém, no verão os cuidados devem ser intensificados. “São doenças que acometem o ano todo, mas a instabilidade climática típica desta estação do ano colabora para o aumento de casos de arbovirose com a eclosão de mais ovos depositados pelo pernilongo. Portanto, a forma mais eficaz para evitar a doença, é erradicar o vetor. E contamos com a população para isso”.

Para evitar a infestação de mosquitos, é necessário eliminar os criadouros e os esforços devem ser coordenados entre a população e o poder público. Manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos e uso de repelente são algumas das ações para evitar a infecção por arbovirose.

Assessoria de Imprensa da Superintendência de Comunicação – e-mail: comunicacao@ribeiraodasneves.mg.gov.br