O serviço de saúde de Ribeirão das Neves vem passando por uma grande transformação na estrutura física das unidades e no atendimento aos pacientes. Tal medida tem apresentado um resultado satisfatório com manifestações positivas encaminhadas à Ouvidoria do Município. E, como é notório, o ato de elogiar um serviço ou um profissional reforça a continuidade da busca por constantes melhorias, uma vez que o “elogio” encarado como recompensa provoca o reconhecimento do atendimento implantado nas unidades de saúde. Também é importante destacar que o elogio às ações servem como instrumento para aprimorar ainda mais os cuidados contribuindo para melhoria do atendimento.
Como medida de segurança e em cumprimento a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a matéria em questão vai disponibilizar somente o primeiro nome da identidade dos pacientes que elogiaram o atendimento como forma de preservar sua identidade.
A enfermeira Bruna da maternidade do Hospital São Judas Tadeu foi bem avaliada por uma estagiária como atenciosa e disponível em ensinar e, posteriormente, a mesma compareceu ao hospital com uma amiga grávida e pode verificar o profissionalismo e o cuidado da profissional e, da mesma forma, de outra enfermeira de nome Angélica.
Palavras como profissionalismo, preparo, dedicação e respeito foram digeridas pela técnica de enfermagem Fernanda da equipe do SAMU, durante um atendimento em via pública na região do bairro Veneza, por um paciente de nome Wesley. Os médicos Dra Isadora e o Dr. Leonardo, assim como toda a equipe da UPA Justinópolis foram elogiados pelo paciente Nilton pelo atendimento recebido no período em que ficou internado.
No setor da Atenção Primária, a Sra Denise encaminhou um ofício à Ouvidoria do Município elogiando as Agentes Comunitárias de Saúde, Adriana e Rosângela, lotadas na Estratégia de Saúde da Família, da mesma forma que a Sra Isabel atendida pelas mesmas ACSs.
Importante esclarecer que o setor de saúde de Ribeirão das Neves realiza constantes oficinas de capacitação, que a qualificação profissional é uma constante e ainda tem muito a melhorar, mas ao receber elogio pelo atendimento e pelo trabalho dos profissionais traduz por parte dos usuários o reconhecimento das melhorias implantadas. O Secretário de Saúde, Rodrigo Augusto, esclarece também que as críticas, avaliações e sugestões são também bem-vindas para que os responsáveis possam promover as mudanças necessárias para melhorar a cada dia o atendimento à população.