• Escola Municipal Maria Vieira Barbosa Participa de Ação Maio Laranja

21 de maio de 2024

O Programa Saúde na Escola, coordenado por Letícia Figueiredo e profissionais do Socioemocional que atuam na Escola Municipal Maria Vieira Barbosa, participaram da ação MAIO LARANJA, envolvendo os alunos adolescentes da escola.
O objetivo foi informar e orientar os adolescentes sobre o abuso e a exploração sexual infantil e a importância de se criar mecanismos de combate. Durante a ação, os profissionais reforçaram a necessidade de denunciar os abusadores, assegurando sigilo e discrição, além de orientar como identificar e denunciar os casos suspeitos.
Letícia Figueiredo afirma que todo o mês de maio, as escolas do município estão dando enfoque à temática, visando acolher as vítimas que já se manifestaram, além de esclarecer as dúvidas de todos.
Vale lembrar que o dia 18 de Maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e foi instituído em 1988, devido a um crime hediondo praticado no dia 18 de maio de 1973, contra uma menina de 8 anos, que foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e morta.
Assim, Maio Laranja é o mês de mobilização e luta da sociedade contra as violências sexuais e o objetivo é conscientizar a população sobre a importância de combater o abuso e a exploração sexual infantil, para ela possa identificar e denunciar os abusadores suspeitos.