No último domingo (21), a Irmandade Nossa Senhora do Rosário realizou a tradicional “Festa em honra a São Sebastião”, que é comemorada há mais de 50 anos na cidade, fazendo parte das manifestações culturais da comunidade.
Com mais de 100 anos de existência, a Irmandade Nossa Senhora do Rosário, formada na região Justinópolis, mantém viva a cultura afro-brasileira, sendo patrimônio cultural imaterial do município. Em 2016, foi certificada como comunidade quilombola pela Fundação Palmares, sendo reconhecida sua importância para a história, a cultura e a memória de Ribeirão das Neves.
As comunidades quilombolas são símbolos da resistência contra a política escravocrata, e, no Brasil, estão presentes em vários estados. De acordo com o SENSO 2022, divulgados pelo IBGE, o Brasil tem 1,3 milhões de pessoas que se autodeclaram quilombolas.
A Festa em honra a São Sebastião, protetor da humanidade contra a fome, as guerras e as epidemias e padroeiro de diversas cidades brasileiras, comemorada pela Irmandade Nossa Senhora do Rosário, é o momento em que toda a Irmandade volta os seus pedidos para a proteção da cidade, do estado, do país e toda sua gente.
Dirceu Ferreira, capitão-regente da Irmandade, está na comunidade desde 1965, explica que ver a tradição se mantendo, passando de pai para filho, e os laços se mantendo fortes mesmo com o passar do tempo, é motivo de muito orgulho. “ Meu avô, Leonardo Leoncio, foi o primeiro festeiro da festa em homenagem a São Sebastião (1979), da comunidade Nossa Senhora do Rosário. Eu me tornei capitão-regente da comunidade com 22 anos, e, hoje, tenho aqui a minha família. Temos a oportunidade de reforçar e ensinar ao pessoal mais jovem o quanto precisamos de paz e harmonia do mundo”, explica Dirceu.
Adelmo (Moçambique), Primeiro Capitão, também é um exemplo de tradição dentro da comunidade. É neto do fundador e frequenta a Irmandade desde que começou a dar seus primeiros passos. Segundo o Primeiro Capitão, há mais de 60 anos ele se dedica a manter firmes as tradições e a união do seu povo. “Aqui eu cresci, aprendi sobre valores, me tornei um homem respeitável, casei, e, hoje tenho o prazer em ter minha filha e meus netos fazendo parte e presente nas celebrações”, conta Adelmo.
A Irmandade Nossa Senhora do Rosário é um exemplo de cultura e tradição, rompendo as barreiras do tempo, mantendo viva a resistência, escrevendo todos os dias novos capítulos da sua história.
Assessoria de Imprensa da Superintendência de Comunicação – e-mail: comunicacao@ribeiraodasneves.mg.gov.br