A manutenção e cuidado com a saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde do corpo. O ditado popular já diz: “mente sã, corpo são!” Manter a saúde mental, é garantir qualidade de vida e muitas vezes é uma forma de prevenção para doenças que acometem o resto do corpo.
Pensando em ampliar o suporte aos moradores que precisam de cuidados com a saúde mental, garantindo acolhimento e atendimento humanizado, a Prefeitura de Ribeirão das Neves inaugurou, na última sexta-feira (05/04), o primeiro CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL 24h – CAPS III.
O secretário municipal de saúde, Rodrigo Augusto, explica que a cidade já tem unidades de saúde voltadas para o atendimento exclusivo para pessoas com sofrimento ou transtornos mentais. “Estamos inaugurando o CAPS III, que é uma unidade que trabalha com horário estendido, oferecendo acompanhamento por 24h, e, caso seja necessário, principalmente em situações de surtos psicológicos, o espaço conta com ambiente para internação, até que a pessoa esteja bem e possa receber a continuação dos cuidados em casa”, comenta.
Ainda de acordo com o secretário de saúde, essa nova unidade, denominada como CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL 24h – CAPS III, está localizada na rua Francisco de Paula Diniz, 147, Vila Mariana, na região central.
Para o prefeito Junynho Martins, essa entrega é mais um marco na história da saúde pública da cidade. “Ter um lugar específico para atender emergências relacionadas à saúde mental, reforça o compromisso da gestão em priorizar a vida das pessoas. No CAPS III, todos os profissionais estarão preparados para prestar atendimento à saúde mental. Com isso, vamos diminuir também a demanda desses leitos no Hospital São Judas e nas UPAS, explica Junynho.
Os CAPS, no geral, se destacam como pilares fundamentais no apoio a indivíduos que enfrentam transtornos mentais graves. Essa nova unidade de saúde irá atender usuários das três regiões: Centro, Justinópolis e Veneza, sendo exclusivamente para pessoas com sofrimento ou transtornos mentais.