• Neves encerra a campanha Outubro Rosa, mas os cuidados com a saúde da mulher continuam

1 de novembro de 2023

A Prefeitura de Ribeirão das Neves, através da Secretaria de Saúde, realizou, nesta terça-feira (31), uma ação especial de encerramento da campanha Outubro Rosa, no auditório da Cidade dos Meninos que se coloriu de flores de tonalidades diversas, após um mês de atividades focadas na prevenção e promoção da saúde da mulher. A pasta preparou uma programação histórica de celebração da campanha de encerramento em parceria com a Casa da Mulher Nevense e com as outras secretarias da administração com o objetivo de ampliar e fortalecer os cuidados com a saúde da mulher.

Na pauta, palestras com o médico ginecologista e sexólogo, Dr. Leonardo Goodson, com a médica Dra Petúnia Oliveira, referência técnica da saúde do idoso, que abordou a longevidade, a terapeuta Gisele Costa falou sobre constelação familiar e a palestrante de desenvolvimento humano, Laila Ribeiro abordou o Poder da Ação. Na programação, um saboroso lanche e, ainda, apresentação de uma animada zumba, sorteio de variados prêmios e apresentação da peça “Elas só pensam naquilo” com Othan Vargas.

O Secretário de Governo e Relacionamento com o Cidadão, Erick Lucas, representou o Prefeito Junynho Martins, que estava em outra agenda na apresentação de projetos e captação de recursos para o município. A Secretária Adjunta Vanusa Pereira, apresentou um vídeo com mulheres mostrando a coragem, a fé e a história de superação de diversas pacientes para vencer a doença. O Secretário de Saúde, Rodrigo Augusto, destacou que a cada ano a campanha Outubro Rosa ensina a importância da união da equipe em prol da melhoria dos serviços fortalecendo as ações de conscientização da população quanto a importância do cuidado que toda mulher deve ter com a própria saúde. Durante todo o mês foram adotadas ações que visam sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero nas Estratégias de Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Referências, no Hospital São Judas Tadeu que se coloriu de rosa, no Programa de Saúde da Mulher com a realização de palestras nas empresas doe município, enfim, em todos os setores da saúde e da administração municipal.

O movimento Outubro Rosa iniciou nos Estado Unidos a partir de 1997 com ações voltadas à prevenção ao câncer de mama, com a cor rosa simbolando mundialmente a luta contra a doença e estimulando a participação da população, entidades e empresas. A campanha conquistou o mundo porque as medidas adotadas vêm colaborando na redução dos índices da doença ao definir como prioridade máxima a prevenção para salvar vidas.