• Oficinas de Capacitação para os profissionais da Atenção Primária

4 de outubro de 2023

Outubro foi escolhido para a realização de oficinas de capacitação para os profissionais da Superintendência de Atenção Primária, Promoção e Prevenção como parte do Plano Operativo Municipal de Promoção da Política Municipal de Saúde da População LGBTQIAPN+ 2023.

Ministrada pela psicóloga Vivian Caixeta (ARDIP) e pela fisioterapeuta, Antonela Murari (Vigilância em Saúde do Trabalhador), a primeira oficina aconteceu no dia 3, terça-feira. As próximas vão ocorrer nos dias 10, 17 e 24 de outubro com o objetivo de preparar os servidores públicos municipais no acolhimento da população da política de promoção da equidade em saúde, especialmente a população LGBTQIAPN+.

Segundo a superintendente Shirley de Jesus Bicalho, a capacitação do servidor elimina a discriminação e o preconceito, bem como contribui para a redução das desigualdades e a consolidação do SUS como um sistema universal, integral e equitativo. Ela destaca que a preparação da equipe fornece um melhor atendimento para esta população e representa um divisor de águas para as políticas públicas de saúde no Brasil e um marco histórico de reconhecimento das demandas desta população em condição de vulnerabilidade.

Finalizando a fala sobre as oficinas, a superintendente esclarece que a capacitação tem justamente esta meta que é promover o acolhimento na ponta, nas Estratégias de Saúde da Família de forma humanizada a todos os usuários, por isso a constante preparação dos profissionais responsáveis pelo primeiro contato com os usuários é tão importante para o tratamento de cada um.