• Palestra na ESF Cerejeiras para mulheres

  • Voltar
10 de abril de 2024

O tema “autocuidado com a saúde da mulher” foi abordado pela psicóloga Cida Porto durante evento realizado no dia 4 de abril na Estratégia de Saúde da Família Cerejeiras para as usuárias da unidade. O autocuidado é o hábito de prestar atenção em si mesmo e quem o pratica busca entender as próprias necessidades e desejos, nos aspectos físicos, mental e emocional.
Segundo a psicóloga, a importância da mulher em se posicionar e cuidar de si mesma proporciona uma série de benefícios em todos os aspectos da vida. A palestrante acrescentou que geralmente são as mulheres que cuidam da casa, dos filhos, dos companheiros, sendo que uma grande maioria são provedoras do lar, trabalhando dentro e fora de casa, em uma jornada dupla de trabalho, por isso a importância que cada uma se cuide, se ame e se preserve.
Cida Porto destacou para as presentes que cuidar de si mesmo não necessita necessariamente de muitos investimentos e nem de muito tempo. Alguns minutos por dia são suficientes para respirar e se conectar com você mesmo, uma boa noite de sono, assistir um bom filme, praticar algum tipo de exercício, enfim, cada mulher deve ficar atenta e analisar a melhor forma de cuidado que merece.
Após a palestra, cada usuária compartilhou sua experiência antes de saborear um delicioso café da manhã providenciado pela equipe da ESF Cerejeiras.
Participaram do evento o médico Dr. Bruno Quinupes, a enfermeira Alexsandra Chaves Cidrão, a técnica de enfermagem Cláudia Maria de Andrade e as Agentes Comunitárias de Saúde Adriana Cardoso Honorato, Clemilsa Rodrigues dos Santos Costa, Edriana Eloísa Vieira Rocha, Glaucia Maria Sabino Silva, Polliany Raphaela Rabelo, Vilma Rodrigues dos Santos Rocha e Tatiane Rodrigues Nunes.