• Primeira Lavagem do Pátio da Prefeitura de Ribeirão das Neves: Um Marco das Religiões de Matriz Africana

29 de maio de 2024

Em 29/05/2024, Ribeirão das Neves testemunhou a realização do ritual da I Lavagem Sagrada de Neves, na prefeitura, promovido pelas religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé, em parceria com a Secretaria de Esporte e Cultura. O evento, carregado de simbolismo e espiritualidade, marcou um momento histórico para a cidade, destacando a importância da diversidade religiosa e da inclusão cultural.

A cerimônia, liderada por mães de santo e outras hierarquias, envolveu o uso de água, ervas, flores e cânticos sagrados para purificar o espaço público e invocar as bênçãos dos orixás. Esses elementos são fundamentais nas práticas de Umbanda, Kimbanda e Candomblé, representando a limpeza de energias negativas e a consagração do local. A presença da comunidade e o apoio da administração municipal reforçaram o compromisso com a valorização das tradições afro-brasileiras.

A iniciativa de realizar a lavagem no pátio da prefeitura foi um passo significativo na luta contra a intolerância religiosa e na promoção do respeito à diversidade. A cerimônia não só fortaleceu a identidade cultural das comunidades de matriz africana, mas também promoveu um maior entendimento e apreciação dessas tradições entre a população em geral. Este evento pioneiro serviu como um exemplo para outras cidades, inspirando ações similares que celebram a rica herança cultural do Brasil.

O ato religioso foi recebido com entusiasmo e reverência pela comunidade local. Além de purificar o espaço físico, o ritual renovou os laços comunitários e espirituais, promovendo a coexistência pacífica entre diferentes crenças.

Segundo a mãe Jéssica de Oxum, do Templo de Maria Mulambo, de kimbanda e Mandomoloco, este evento destacou a importância da inclusão e do respeito às diversas manifestações religiosas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa, diz mãe Jéssica.

A realização desse ritual simboliza um avanço significativo na valorização das religiões de matriz africana e na promoção da diversidade cultural em Ribeirão das Neves.