Prefeitura de Ribeirão das Neves

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Descrição

A Prefeitura de Ribeirão das Neves disponibiliza, de forma eletrônica, o serviço para solicitação de alteração nas caracterizações (características) dos imóveis cadastrados no Cadastro Imobiliário Fiscal – CIF. Essas alterações podem impactar diretamente no cálculo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), e estão sujeitas à análise e deferimento do setor responsável.

Os principais dados que podem ser alterados são:

  • Proprietário ou possuidor;
  • Área do terreno;
  • Área construída;
  • Utilização do imóvel (comercial, residencial e outros);
  • Limitação do terreno (grade, muro ou nenhum);
  • Existência de passeio;
  • Existência de pavimentação na via e o seu tipo;
  • Frequência da coleta de lixo semanal.

Também é possível alterar informações como a tipologia do  imóvel (casa, galpão, apto e outros), a topografia e existência ou não de iluminação pública. Para modificações em informações cadastrais mais detalhadas, como endereço completo, localização georreferenciada, dimensões do imóvel e foto da fachada, será necessário anexar documentos comprobatórios no processo eletrônico, para análise conjunta pelo setor técnico.

Para quem é esse serviço?

Para os proprietários ou possuidores de imóveis no município de Ribeirão das Neves que desejam realizar atualização cadastral.

O que eu preciso para solicitar o serviço?

Documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de residência) e documentos do imóvel (matrícula atualizada, escritura, contrato de compra e venda, entre outros), além da inscrição imobiliária, que pode ser encontrada na capa do carnê de IPTU. Devem ser incluídas também informações sobre a área edificada, bem como dados sobre demolição ou construção, se houver.

O que posso solicitar com esse serviço?

É possível solicitar a correção ou atualização da titularidade do imóvel e dos dados de caracterização (características físicas e uso), conforme a descrição deste serviço.

Como eu recebo as informações?

O acompanhamento do processo se dá através do portal onde a solicitação foi realizada. Informações adicionais também podem ser solicitadas

  • pelo e-mail iptu@ribeiraodasneves.mg.gov.br ou
  • pelos telefones e WhatsApp: 3627-6938 / 3638-6532.

Outras Informações

Para solicitar o cadastramento de um imóvel, a unificação ou o desdobramento do IPTU, o formulário de requerimento está disponível para download, faça o download AQUI

Para fazer a solicitação online, clique AQUI

Atendimento

Dias úteis das 8h às 17h

Setor

Gerencia de Cadastro / IPTU

Para obter informações ou registrar solicitações de serviços públicos:
Contato: (31) 3627-7000