• Ribeirão Das Neves É Destaque No Webinar RCD 2023

24 de janeiro de 2023

A Prefeitura de Ribeirão das Neves vem empreendendo uma série de esforços para modernizar e ampliar sua infraestrutura desde que a atual gestão assumiu em 2017, realizando um trabalho para remodelar a cidade e prepará-la para o desenvolvimento. O município é considerado o sétimo maior do Estado com uma população estimada em mais de 300 mil habitantes.  Importantes avanços vêm ocorrendo em diferentes áreas, permitindo aprimorar a eficácia dos serviços, além de gerar transparência nas ações.
Para apresentar as transformações implementadas na cidade, o Prefeito, Junynho Martins, foi o convidado de um encontro virtual, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) que reuniu prefeitos, gestores e servidores da Região Metropolitana de Belo Horizonte para tratar da modernização dos serviços públicos. É importante destacar que o Portal RCD é considerado a maior mídia especializada que trata de mostrar as inovações nas Prefeituras e é direcionada a gestores públicos, pesquisadores, empreendedores e cidadãos ligados aos temas de inclusão digital, governo eletrônico, soluções tecnológicas para municípios, smart cities, eventos e inovações que representem o desenvolvimento das localidades e das pessoas.
Junynho Martins apresentou na palestra uma gestão de conquistas com resultados na inovação, tecnologia e ousadia, mostrando que é possível administrar com pouco e realizar muito. A PPP da Iluminação Pública foi o passo inicial para a vinda de tecnologia para a cidade. Com a decisão,Ribeirão das Neves fomentou o desenvolvimento inteligente, democratizando a iluminação pública e usando a mesma tecnologia para proporcionar o acesso à internet em toda a cidade, através de telemetria. O reflexo dessa medida promove uma educação mais dinâmica, com a introdução dos alunos na iniciação científica com o uso de tablets.
Ribeirão das Neves tem muito a mostrar com as usinas fotovoltaicas que convertem a luz solar em energia elétrica, uma fonte limpa que gera economia de um milhão de reais para o município. A implantação desse projeto de usinas fotovoltaicas nas escolas foi pioneiro no Estado e exemplo para outras cidades. O município também está utilizando a tecnologia com o semáforo inteligente que mede o fluxo de veículos através de 10 postos avançados de monitoramento com câmeras 360 graus instaladas em pontos estratégicos. Essa ação inibe a criminalidade e atua como auxílio  no trabalho dos guardas policiais. Os totens de segurança possuem um botão de emergência que pode ser acionado pelos munícipes em caso de necessidade. Junynho Martins esclarece que todas  essas mudanças potencializaram o desenvolvimento alçando Ribeirão das Neves para o patamar de cidade modelo da Região Metropolitana de Belo Horizonte, finaliza o Prefeito.