• Ribeirão Das Neves No Combate Ao Trabalho Infantil

16 de junho de 2023

A Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves realizou na última quarta-feita dia 14 de junho a nomeação dos embaixadores mirins para a erradicação do trabalho infantil. A ação faz parte de um projeto da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e foi realizada no auditório do CAIC. A estratégia é atuar em parceria com as 42 escolas municipais de educação básicas no combate ao trabalho infantil. De acordo com a assessoria pedagógica da educação básica I, “os alunos eleitos serão os multiplicadores que vão conversar e mobilizar as ações que irão acontecer nas escolas, tais como: literárias, artísticas e culturais. Participaram 42 escolas de educação básica, que tiveram autonomia para selecionar os representantes. Aproximadamente 8000 alunos, a partir do 4º ano do ensino fundamental estão envolvidos no projeto. Os embaixadores mirins ficarão à frente do projeto até dezembro de 2023, sendo eleitos novos alunos no próximo ano.

A nomeação de embaixadores mirins para a erradicação do trabalho infantil é uma abordagem poderosa para sensibilizar, inspirar e envolver as crianças na luta contra essa violação dos direitos humanos. Eles desempenham um papel importante na conscientização, na criação de empatia e no estabelecimento de uma cultura de respeito pelos direitos das crianças.

A erradicação do trabalho infantil é crucial para garantir os direitos das crianças, promover seu desenvolvimento saudável, quebrar o ciclo de pobreza, prevenir a exploração e abuso, promover o desenvolvimento sustentável e cumprir os compromissos internacionais. É uma responsabilidade coletiva e um investimento no futuro de nossas sociedades.

Um dado importante, no começo de 2020 160 milhões de crianças de 5 a 17 foram submetidas ao trabalho infantil e 79 milhões de crianças e adolescentes são vítimas de trabalhos perigosos – definidos como trabalhos que podem prejudicar saúde, segurança ou moral – um aumento de 6,5 milhões de 2016 a 2020.