• Ribeirão das Neves recebe premiação de cidade inteligente em Fórum intermunicipal

  • Voltar
20 de março de 2024

Mais um reconhecimento para Ribeirão das Neves em razão das boas práticas adotadas na gestão municipal, desta vez, no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O evento, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Santa Luzia, foi voltado para municípios de até 500 mil habitantes e teve como objetivo facilitar a troca de informações sobre o uso da tecnologia para aprimorar a gestão pública, além de proporcionar acesso a soluções inovadoras para promover o desenvolvimento socioeconômico das cidades. Participaram do evento prefeitos, gestores, secretários e servidores públicos de diversas cidades do estado. Na oportunidade, o Prefeito Junynho Martins, representado pelo Secretário Municipal de Administração, Túlio Raposo, recebeu a homenagem de Prefeito Inovador.

O Secretário Túlio Raposo, também foi um dos palestrantes do evento com o tema “Inovação e Sustentabilidade na Gestão Pública, fazendo de Ribeirão das Neves uma Cidade Inteligente”. Foram apresentados projetos de sucesso no município como o Programa Ilumina Neves que modernizou a iluminação pública no município. A cidade foi a primeira cidade mineira a implantar 100% da iluminação pública com tecnologia LED. “Quando começamos a gestão, Neves estava 30%, literalmente, no escuro, com uma iluminação pública extremamente precária. Além disso, a grande maioria não atendia as normas técnicas. Começamos esse projeto de reestruturação e modernizamos tudo. Temos cerca de 40 mil pontos de luz e as trocas são realizadas de forma automática assim que apresentam problemas. O nevense hoje nem percebe que uma lâmpada queimou na sua rua”, comemora o Secretário Túlio Raposo.

O projeto também impactou na sustentabilidade pois, toda a estrutura das lâmpadas de vapor de sódio, que é de alumínio, foram doadas para a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves (COOMARRIN). Mais de 40 famílias foram beneficiadas com a doação de 3 toneladas de material.

A democratização do acesso a internet foi outro ponto apresentado pelo secretário de administração. Além do cunho social, afinal é proporcionado a todos os moradores informação e equidade, a vinda da tecnologia auxilia no aproveitamento escolar e na facilidade de acesso a serviços da Prefeitura. O Centro de Controle de Imagens de Ribeirão das Neves foi citado para os presentes no evento. Os participantes puderam ver como funcionam os totens que foram instalados estrategicamente para inibir a criminalidade e auxiliar as forças policiais do município.

O Semáforo Inteligente foi outra inovação explanada. O sistema proporciona segurança no trânsito, tanto para pedestres, como condutores, ao medir o fluxo de veículos e coordenar a abertura e fechamento dos sinais instalados na região e propiciar às pessoas com mobilidade reduzida e ou necessidades especiais, mais comodidade. “Estamos trabalhando incansavelmente pelo desenvolvimento de nossa cidade. O reconhecimento em um evento tão importante como este sinaliza que os frutos estão chegando. Queremos uma cidade desenvolvida e com muita tecnologia. Neves é sim, uma cidade inteligente”, finalizou.