• Secretaria de Saúde em Neves orienta população buscar a atenção primária ESF’s e UBR’s nos bairros para os casos de suspeita de dengue

14 de fevereiro de 2024

A Prefeitura de Ribeirão das Neves decretou na última terça-feira (6), situação de emergência no município devido a epidemia de arboviroses – dengue e chikungunya, ampliando os serviços de combate às doenças. A Secretaria Municipal de Saúde está realizando diversas ações para conter a proliferação do mosquito e ampliando o atendimento à população com suspeita das enfermidades.

Durante o feriado de carnaval, além dos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital São Judas Tadeu, as Unidades Básicas de Referência (UBR) e Estratégia Saúde da Família (ESF) ficaram abertas para atender principalmente pessoas com sintomas de dengue. Contudo, os moradores procuraram os serviços médicos nas emergências (UPA e Hospital São Judas Tadeu), ampliando o tempo de espera para atendimento, enquanto as unidades de atenção primária atenderam um número muito aquém do esperado.

Os números refletem esse comportamento, cerca de 70% dos atendimentos realizados pela clínica médica do hospital e UPAs foram de pacientes com sintomas de dengue e desses, a grande maioria, poderia ser realizada nas demais unidades de saúde do município. A Secretária Adjunta Municipal de Saúde de Ribeirão das Neves, Vanusa Pereira, ressalta que muitos casos que chegam à emergência são de pacientes que poderiam ser acompanhados pela equipe da atenção primária. “Fazemos esse apelo à população que se tiver qualquer um desses sintomas, febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, fadiga, por favor, procurem as unidades básicas de saúde mais perto de onde você estiver. Não precisa ser a do seu bairro. Pode ser de qualquer lugar da cidade”, afirma.

As unidades de atenção primária estão preparadas para atender à população de Ribeirão das Neves. São 61 unidades de saúde, em todas as regiões da cidade, para realizar o atendimento da população, com médicos em toda a rede. O horário de funcionamento das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Já o atendimento nas Unidades Básicas de Referência (UBRs) é das 8 às 18 horas, também de segunda a sexta-feira.

O esforço da Secretaria Municipal de Saúde para fortalecer a comunicação sobre a importância da população procurar o primeiro atendimento no posto de saúde no bairro, busca dar  agilidade no atendimento do Hospital e nas UPAs que ficam à disposição para os casos mais graves. Mais do que diminuir a sobrecarga no sistema de saúde, a agilidade no atendimento evita que pacientes possam evoluir para a forma grave da doença.

Categoria: Sem Categoria - Tags: | - Comentários: Comentários desativados em Secretaria de Saúde em Neves orienta população buscar a atenção primária ESF’s e UBR’s nos bairros para os casos de suspeita de dengue