• Secretaria Municipal de Desenvolvimento E cidadania Promove Palestra em Escola

18 de maio de 2023

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania promoveu no dia 18 de maio, “ Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual Infantil no Brasil”, uma palestra informativa e educativa para os alunos da Escola Estadual João de Deus Gomes.

A ação foi desenvolvida pelos profissionais do CRAs e CREAs e o objetivo foi dar mais visibilidade ao Maio Laranja.

Maio Laranja foi criado para evitar o abuso e à exploração Sexual Infantil no Brasil e as ações de enfrentamento e uma maior conscientização sobre essa violência. No Maio Laranja são conhecidas as histórias desse abuso e das explorações sexuais sofridas por crianças e adolescentes e as consequências, que deixam marcas por toda vida. Vale lembrar que, a cada ano, 500 mil crianças e adolescentes são exploradas sexualmente no Brasil.

Histórico da Campanha Maio Laranja

Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada em Vitória, no Espírito Santo. Em 1991, os réus acusados pelo assassinado de Araceli foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje. Diante da absolvição, militantes e entidades se mobilizaram para a criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercialização de crianças e adolescentes. A data sugerida foi o dia 18 de maio, dia do assassinato de Araceli. Em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, a data se tornou oficial.

O símbolo da campanha é a gérbera, uma flor de cor laranja. A planta foi escolhida por ser muito popular no país e pela sua fragilidade e vulnerabilidade. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.

Também a Campanha Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes e tem como objetivo mostrar à sociedade que a “causa” deve ser um compromisso coletivo: cuidar para que a população infanto -juvenil tenha uma vida plena e com garantia de direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.