• Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ministério Público realizam visita técnica em áreas do Programa Verde Neves

30 de abril de 2024

Cuidar das áreas verdes é pensar o futuro da cidade de forma sustentável. Com esse objetivo, foi estabelecida no último ano, uma parceria entre a Prefeitura de Ribeirão das Neves através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e o Ministério Público, por meio da 6ª Promotoria de Justiça. Para avaliar as ações do Programa Verde Neves, o Secretário Municipal de Meio Ambiente Leonardo Luiz Alves Martins, a Promotora de Justiça, Dra. Vanessa Maia de Amorim Evangelista e equipe técnica fizeram uma visita de campo, no dia 22 de abril, com o intuito de conhecer as áreas contempladas no projeto e quais as potencialidades para a preservação e integração com a população do entorno.

A criação do Programa Verde Neves tem entre os seus eixos estruturadores a requalificação ambiental de áreas degradadas e a articulação de projetos socioambientais construídos com a comunidade local.  As áreas visitadas também passaram pela execução de cercamento, instalação de placas educativas, plantio de mudas e estão aptas para receber ações de educação ambiental. Outro objetivo do encontro foi conhecer os espaços e as atividades técnicas e educativas do Viveiro Municipal. O equipamento tem como proposta a produção e acondicionamento das mudas para as atividades de plantio nas áreas verdes com a participação da comunidade.

Ações de preservação ambiental têm conquistado o cenário público, pela sua capacidade de redução de carbono, diminuição de temperaturas e melhoria das condições climáticas. Para isso, a Prefeitura tem fortalecido as ações ambientais em todas as regiões da cidade