• Seminário Da Diversidade Promove Capacitação De Profissionais Da Atenção Primária

30 de maio de 2023

Uma apresentação do artista circense Ryan Luciano abriu os trabalhos do 1º  Seminário da Diversidade – Como promover a equidade para População LGBTQIAP+? O evento foi realizado
no dia 26 de maio, no horário de 13:30 às 17:00 horas, no Auditório da 2a RISP (Região Integrada de Segurança Pública), situado na Praça R. Vila Militar, s/n, Vila Esplanada, pela Associação da Diversidade de Neves com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Comitê Técnico Municipal de Promoção da Política de Equidade em Saúde.
O seminário fez parte da programação do mês da visibilidade contra a  LGBTfobia, “Respeitem Nosso Amor” , teve como foco as metas de Educação Permanente da Política de Promoção da Equidade em Saúde e, o objetivo qualificar os profissionais da Atenção Primária do município, enfermeiros e agentes comunitários de saúde,  para o  acolhimento e acesso da população LGBTQIAP+ na rede SUS em Ribeirão das Neves.
O teólogo, historiador,  conselheiro dos Direitos  Humanos de MG e Coordenador Titular Estadual/ Aliança Nacional LGBT+, Gregory Rodrigues, abordou na palestra os primeiros registros históricos sobre a colonização que promoveu o preconceito, destacando uma frase “No entardecer da vida seremos julgados pelo amor”. O psiquiatra e mestre da UFMG,  Miguel de Castro,  falou sobre a importância do respeito às diversidades e a prevenção da violência vivida pelas minorias.
A advogada e conselheira da OAB Minas, auditora da TJD da federação Mineira de Futebol, membro da REVIM, diretora da RARI, membro da OAB Mulher e Igualdade Racial, Eliane Santiago, apresentou e debateu leis sobre os direitos da comunidade LGBTI e se disponibilizou para auxiliar no trâmite de demandas.
A palestrante Renata Leandro, Referência Técnica da Política de Promoção da Equidade em Saúde da Secretaria de Saúde de Ribeirão das Neves mostrou os avanços já alcançados pela comunidade com a instalação do Comitê Técnico Municipal de Promoção da Política de Equidade em Saúde e das infinitas possibilidades de melhoria, destacando que o caminho é longo e os passos devem ser dados com sabedoria para alcançar os objetivos de todos.