• Seminário Da Diversidade Promove Capacitação De Profissionais Da Atenção Primária

30 de maio de 2023

Uma apresentação do artista circense Ryan Luciano abriu os trabalhos do 1º  Seminário da Diversidade – Como promover a equidade para População LGBTQIAP+? O evento foi realizado no dia 26 de maio, no horário de 13:30 às 17:00 horas, no Auditório da 2a RISP (Região Integrada de Segurança Pública), situado na Praça R. Vila Militar, s/n, Vila Esplanada, pela Associação da Diversidade de Neves com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Comitê Técnico Municipal de Promoção da Política de Equidade em Saúde.

O seminário fez parte da programação do mês da visibilidade contra a  LGBTfobia, “Respeitem Nosso Amor” , teve como foco as metas de Educação Permanente da Política de Promoção da Equidade em Saúde e, o objetivo qualificar os profissionais da Atenção Primária do município, enfermeiros e agentes comunitários de saúde,  para o  acolhimento e acesso da população LGBTQIAP+ na rede SUS em Ribeirão das Neves.

O teólogo, historiador,  conselheiro dos Direitos  Humanos de MG e Coordenador Titular Estadual/ Aliança Nacional LGBT+, Gregory Rodrigues, abordou na palestra os primeiros registros históricos sobre a colonização que promoveu o preconceito, destacando uma frase “No entardecer da vida seremos julgados pelo amor”. O psiquiatra e mestre da UFMG,  Miguel de Castro,  falou sobre a importância do respeito às diversidades e a prevenção da violência vivida pelas minorias. A advogada e conselheira da OAB Minas, auditora da TJD da federação Mineira de Futebol, membro da REVIM, diretora da RARI, membro da OAB Mulher e Igualdade Racial, Eliane Santiago, apresentou e debateu leis sobre os direitos da comunidade LGBTI e se disponibilizou para auxiliar no trâmite de demandas.A palestrante Renata Leandro, Referência Técnica da Política de Promoção da Equidade em Saúde da Secretaria de Saúde de Ribeirão das Neves mostrou os avanços já alcançados pela comunidade com a instalação do Comitê Técnico Municipal de Promoção da Política de Equidade em Saúde e das infinitas possibilidades de melhoria, destacando que o caminho é longo e os passos devem ser dados com sabedoria para alcançar os objetivos de todos.