• Técnicos do Ministério da Saúde visitam Secretaria Municipal de Saúde

29 de fevereiro de 2024

Diante do atual cenário epidemiológico em que o estado de Minas Gerais vem apresentando altos índices de casos confirmados de dengue e chikungunya, técnicos (as) do Ministério da Saúde e da Secretaria do Estado de Saúde realizaram visita, hoje (29), na Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão das Neves. O intuito é compreender como podem subsidiar e apoiar melhor o município, reduzindo principalmente a taxa de letalidade advinda das arboviroses.

Os (as) profissionais reuniram com o Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Augusto Rocha Vieira; Secretária Adjunta, Vanusa Pereira; Superintendente da Atenção Primária à Saúde, Shirley de Jesus Bicalho; representante da Atenção Especializada e Regulação, Patrícia Maria de Lima; Superintendente da Vigilância e Proteção à Saúde, Michelle Aparecida Vieira e Superintendente da Urgência e Emergência, Adaiana Cristina de Oliveira. Os principais pontos discutidos entre os técnicos e os representantes do município foram: número de atendimentos diários; como funciona o fluxo de atendimento dos pacientes nas unidades da Atenção Primária, Hospital e das unidades de Pronto Atendimento em meio à epidemia de arboviroses .

Completando a visita, os técnicos visitaram a Unidade Básica de Referência – UBR Arlete de Souza, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Acrizio Menezes (UPA Justinópolis) e o Hospital São Judas Tadeu. Para o Secretário Municipal de Saúde, é importante que o estado tenha um olhar especial, pois todas as ações preconizadas são efetivamente executadas pelos municípios.