O Estádio Municipal Ailton de Oliveira é uma importante referência esportiva para Ribeirão das Neves. O espaço já recebeu grandes atletas do futebol, campeonatos mineiros de base, e até mesmo os jogos beneficentes: “Amigos do Matheusinho”, realizado em parceria com o meia-atacante Matheusinho, jogador do time do América, que arrecadou mais de meia tonelada de alimentos para as pessoas carentes da região. Além do futebol, o estádio já sediou campeonatos de Rugby (uma variação do futebol Americano, que usa as mãos e os pés para jogar), recebendo atletas de todo o Brasil.
Há mais de 30 anos sem nenhuma reforma, o espaço referencial ao esporte do município foi totalmente reformado pela atual gestão, melhorando a infraestrutura do local. Foram realizadas a revitalização dos vestiários, banheiros e arquibancada; reforma das salas da administração; troca do telhado, troca total do alambrado e adaptações para tornar mais acessível às pessoas com necessidades especiais, além de melhoria no próprio campo.
Após a revitalização, o estádio que já era o berço do espaço na cidade, ganhou ainda mais notoriedade, passando a realizar campeonatos do Brasil inteiro. E, para que esse espaço continue oferecendo o melhor aos atletas e moradores de Ribeirão das Neves, durante o mês de janeiro e fevereiro, que coincide com um mês com mais recorrência de chuva, o campo estará fechado para manutenção e evitar desgaste do gramado.
De acordo com o secretário de esporte e cultura, Adalberto Alves, o gramado naturalmente precisa desse período de preservação para que ele continue entregando o esperado. “Durante esse período, os pontos do gramado que foram desgastados pelo uso serão recuperados e quando for reaberto e gramado continuará em perfeitas condições para o uso”, explica.
É importante destacar que a “Arena Ribeirão”, que está localizada no entorno do estádio e já foi palco de grandes eventos, festivais e da tradicional Festa de Agosto, permanece aberta e sendo uma ótima opção de lazer, para aqueles que desejam andar de patins, bicicletas, entre outros. O secretário reforça que a Arena Ribeirão foi criada para ser mais um espaço de lazer para a família Nevense e deve ser aproveitada. “A Arena Ribeirão permanece aberta e é um espaço seguro e com infraestrutura para ser aproveitada da melhor forma pela família nevense”, conclui.