• Capacitação marca o Dia Mundial da Saúde Bucal

  • Voltar
21 de março de 2024

Os dentistas do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Ribeirão das Neves comemoraram o Dia Mundial da Saúde Bucal com uma capacitação na sede da Secretaria de Saúde com os enfermeiros das unidades de saúde das regiões 1 e 2. Temas importantes como Câncer Bucal e outras Lesões Orais, Gravidez e sua implicação na Saúde Bucal, Freios Orais, Hábitos Deletérios e Orientações de Higiene Bucal em Bebês e Crianças: o que precisamos saber, O Cuidado em Saúde ao portador de Diabetes Mellitus Tipo 2.

Os temas selecionados pela equipe para a capacitação foram de extrema importância. Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde, as doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas e podem estar associadas a problemas graves de saúde, além de causarem dor, desconforto, isolamento social, perda de autoconfiança, entre outros.

A Saúde Bucal tem início durante a gestação da criança, quando os dentes de leite já iniciam sua formação no segundo mês de vida intrauterina. Por isso, uma boa alimentação materna e cuidados com a sua saúde da mãe favorecem o desenvolvimento saudável da dentição e prossegue com o aleitamento materno, uma alimentação saudável, uma boa escovação e o acompanhamento com o dentista em todas as fases de vida. Por isso é certo afirmar que uma boa saúde geral está relacionada com a saúde bucal, evitando a instalação de doenças pela falta de cuidados odontológicos.

A Federação Dentária Internacional (FDI) lançou para o triênio 2024/2026 o tema “Uma boca feliz é…” como uma forma de educar as famílias sobre a importância dos cuidados com os filhos desde o início, ainda em gestação, e ao longo da vida, de forma a prevenir possíveis problemas bucais apenas com a conscientização.

Categoria: Notícias | Sem Categoria - Comentários: Comentários desativados em Capacitação marca o Dia Mundial da Saúde Bucal