• Como Evitar o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

30 de outubro de 2023

O tempo chuvoso no verão e as altas temperaturas potencializam o aumento do índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O alerta é da Coordenação da Gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Vetores e Zoonoses, órgão da Secretaria Municipal da Saúde.
As pessoas devem manter uma vigilância em seus imóveis para identificar e eliminar possíveis locais que possam acumular água. O alerta é para evitar danos à saúde, por isso a colaboração da população é fundamental para evitar aumento do número de casos de Dengue, Zika e Chikungunya. Siga as dicas abaixo:
Pneus:
Descarte corretamente aquele pneu velho de carro ou bicicleta, ou guarde em um local seco e coberto, onde dificulte o acúmulo de água.
Garrafas:
Armazene garrafas e outros objetos que possam acumular água em locais secos e cobertos, de cabeça para baixo. Se não for reutilizá-los, embrulhe em sacos e descarte corretamente no lixo.
Calhas de Escoamento:
É muito importante manter as calhas limpas, sem obstrução de folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação nas calhas. O acúmulo de água da chuva pode contribuir para proliferação dos mosquitos transmissores de doenças.
Vasos e Plantas:
Mantenha as vasilhas embaixo dos vasos sempre seco, uma dica é adicionar areia para cobrir o acúmulo de água ou adicionar uma colher pequena de água sanitária para cada litro de água. De qualquer maneira, é importante evitar o acúmulo de água limpa e parada.
Caixas D’Água:
As caixas d’água devem ser mantidas sempre limpas e bem vedadas.
Piscinas:
Mantenha sua piscina frequentemente clorificada e limpa. Para piscinas com pouco uso, evite deixá-las descobertas e sem tratamento, e piscinas desativadas necessitam de um cuidado extra: além de esvaziar, devem ser cobertas para permanecerem sempre secas e livre de foco de larvas.