• Prefeitura promove ação de combate ao bullying

10 de junho de 2024

A Secretaria Municipal de Educação promove diversas ações de combate ao bullying nas escolas da rede durante todo o ano. O projeto “Bullying não tem graça”, desenvolvido na Escola Municipal Maria Vieira Barbosa, durante os meses de maio e junho, foi finalizado nesta sexta-feira, 07, com a participação de toda a comunidade escolar.

O encontro foi no centro de convenções da Secretaria de Educação e estiveram presentes alunos, pais, responsáveis e professores da escola, além dos profissionais da área socioemocional. Participaram também do encontro convidados que colaboraram no desenvolvimento do projeto, como a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Letícia Figueiredo, e alunos da Escola Municipal Maria Azevedo Costa. O objetivo foi mostrar que o enfrentamento ao bullying e a violência se faz de forma coletiva e que o respeito é fundamental para o convívio de paz em toda sociedade.

O bullying se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra os colegas. O termo “bullying” tem origem na palavra inglesa “bully”, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Este comportamento pode estar presente em qualquer ambiente escolar, e um dos primeiros passos para começar a resolver o problema é reconhecendo que ele provavelmente existe nas instituições de ensino. A escola não deve ser apenas um local de ensino formal, mas também de formação cidadã, de direitos e deveres, amizade, cooperação e solidariedade. Agir contra o bullying é uma forma de combate eficiente de diminuir a violência entre estudantes e na sociedade.