• Prefeitura promove encontro de profissionais da educação para capacitação do LEEI

22 de abril de 2024

A Secretaria Municipal de Educação recebeu no último final de semana, dezenas de profissionais da área de educação de outros municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte para o primeiro encontro da capacitação do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) e o encontro de articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (RENALFA). Estiveram presentes profissionais dos municípios de Vespasiano, São José da Lapa, Lagoa Santa, Santana do Riacho, Morro do Pilar, Confins, Santa Luzia, Pedro Leopoldo e Taquaraçú de Minas.

O LEEI é um curso de formação de professores da educação infantil que compõe o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Estão previstos uma série de encontros mensais, até o final de ano, para levar oficinas e capacitações para os profissionais que trabalham com crianças dessa faixa etária. Amanda Noronha, mestre em Educação e formadora estadual do LEEI no estado, explica como o projeto funciona. “É um curso que está no âmbito nacional e pressupõe uma formação em cascata. Capacitamos uma equipe de formadores estaduais, depois municipais e que chegam na ponta para formar professores de educação infantil”. O primeiro encontro com os formadores municipais das cidades que compõem a Metropolitana C, apresentou aos profissionais as questões abordadas no curso, além de realização de dinâmicas. “O principal objetivo desse projeto é formar essas professoras de educação infantil, no que diz respeito às questões relacionadas à linguagem escrita nessa etapa de educação básica que tem uma especificidade diferente. A educação infantil tem uma característica muito peculiar que a gente precisa pensar e refletir sobre e é isso que faremos nesses encontros”, afirmou a educadora.

A Secretária Adjunta de Educação, Soraia Fernandes de Oliveira Lima, explica que o RENALFA é um compromisso nacional com a educação e que o município faz parte desse processo. “Daqui para frente, os formadores vão levar o que eles estão aprendendo aqui para os nossos professores, cerca de 300 profissionais em educação infantil vão ser capacitados”, ressaltou.

Gilmara Lopes Bernardino é articuladora regional da Metropolitana C e ficou encantada com a estrutura oferecida pela Prefeitura de Ribeirão das Neves. “Temos uma reunião que é periódica entre a articulação regional e a articulação municipal. Por ser o primeiro encontro das formadoras do LEEI, achamos importante manter esse contato. Neves abriu as portas para que essa reunião acontecesse aqui, e é o nosso município que tem o maior número de turmas. A estrutura aqui é fantástica, acredito que foi muito proveitoso”, ressaltou.

“Foi uma surpresa muito grande. Fomos tão bem recebidos, foi tão envolvente o encontro que nem vimos o tempo passar. Foram cerca de duas horas e meia para chegar aqui e a troca de experiência é muito importante. Estamos vendo o que os outros municípios estão fazendo e podemos repensar no que podemos melhorar, o que está sendo bem desenvolvido. Foi um encontro incrível”, encerrou Rosamélia Nonato Moreira Torres, professora e articuladora municipal da cidade de Taquaraçú de Minas.