• Ribeirão das Neves Promove Inúmeras Ações Para Comemorar o Dia Mundial da Saúde

16 de abril de 2024

A Prefeitura de Ribeirão das Neves promoveu no sábado (13), na Praça de Justinópolis, localizada na Avenida Denise Cristina da Rocha, de 8 às 12h, um evento com diversas ações de promoção à saúde. O objetivo foi celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, com vários serviços para a população, como aferição de pressão, odontológicos com orientação de higiene bucal, teste rápido para IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), orientações e triagem de otorrinolaringologia, urologia e oftalmologia (previamente agendados). Foram ofertadas a vacinação para duas enfermidades: Influenza e Covid. Além dos serviços relacionados à saúde, os participantes tiveram à disposição Rua de Lazer para a criançada, apresentação da Casa da Mulher, com uma animada Zumba e número musical com o artista Matheus Mariad e Coral Campanhã.

O evento teve a parceria da Prefeitura com o Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas de Desenvolvimento da Região do Calcário (CISREC).
Presente ao evento o prefeito Junynho Martins afirmou que a parceria com o CISREC evidência a sua preocupação em cuidar da saúde dos nevenses. “Investir na saúde da população, é acreditar que a saúde reflete na qualidade de vida de todos cidadãos que moram em Ribeirão das Neves. O Dia Mundial da Saúde (7/04) tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde. Este evento mostra que estamos cumprindo bem o nosso papel de informar e cuidar”, garantiu.

Também presente ao evento, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gláucia Brandão, disse que a Zumba, apresentação de dança com mulheres que são atendidas na Casa da Mulher Nevense, mostra o cuidado da gestão com as mulhere, por meio dos inúmeros programas a elas ofertadas. “A administração está cuidando de todos e o objetivo é construir uma cidade melhor para se viver e, graças a Deus, estamos conseguindo, porque o trabalho, a credibilidade e transparência caminham juntas,” finalizou.
Vanilda Pereira Ferreira, moradora do bairro Cerejeiras, disse que iria se vacinar na Unidade de Saúde, mas quando viu o evento, parou e foi apreciar tudo que estava acontecendo e viu que tinha um posto de vacinação. “Fui em casa, peguei meus documentos e vacinei contra a gripe. Agora, estou protegida e segura. Ter saúde é tudo,”explicou.

Minha saúde, meu direito: Programa Regulariza Neves entrega para mais de 110 famílias título de propriedade de imóveis

Tema do Dia Mundial da Saúde, “Minha saúde, meu direito”, reforça a importância de toda a população global ter acesso a serviços de saúde, educação e informação, à água potável, alimentação saudável e balanceada, moradia digna e com boas condições ambientais.
Em Ribeirão das Neves uma das iniciativas para promover melhores condições de vida é a regularização e urbanização de áreas do município. Durante as comemorações pelo Dia Mundial da Saúde foram entregues para cerca de 110 famílias, os títulos de propriedades de imóveis, localizados no bairro Elizabeth, região de Justinópolis, por meio do Programa Regulariza Neves. Implantado em 2021, o programa formaliza legalmente loteamentos que ainda não possuem escritura. Já foram beneficiadas mais de 3 mil famílias por meio dessa iniciativa e a expectativa é que até o final do ano mais de 30 bairros sejam beneficiados.

Os moradores foram contemplados com o termo de legitimação de posse, além de registrar a sua conquista, também conseguiram inúmeros benefícios como a valorização do imóvel e acesso a créditos imobiliários, fomentando a economia da região e garantindo o crescimento de todo o entorno. Além disso, a Regularização Fundiária Urbana (Reurb), promoveu a urbanização da área e, consequentemente, a qualidade de vida da população, com pavimentação e implantação de vias, implantação de rede de esgoto, melhoria ao acesso do transporte público, dentre outros.

O Secretário Municipal de Administração, Túlio Raposo, falou que o evento é muito significativo para Ribeirão das Neves, pois além de promover a saúde por meios de ações com vários programas viabilizados pela Prefeitura, entregar para mais de 100 famílias a certidão e a escritura do seu imóvel, legitimando por meios de documentos, que a propriedade lhe pertence de fato, reflete também na qualidade de vida. “ Essa entrega de documentos de propriedade para o dono, com certeza, promove mais qualidade de vida, pois traz tranquilidade financeira de um bem durável e promove uma série de benefícios para comunidade local,” finalizou Raposo.