• Ribeirão das Neves recebe Cine Sustentável, que vai  passar por 21 localidades de 13 estados brasileiros  

  • Voltar
5 de outubro de 2023

Projeto itinerante inteiramente gratuito, tem apoio do Sicredi, para  levar oficinas de fotografia e exibição de cinema em praça pública.  O nome Cine Sustentável deve-se ao uso de tecnologia  fotovoltaica de captação de energia solar, em toda operação de exibição de filmes.  

Depois de passar por Amazonas, Roraima, Pará, Ceará e Paraíba, o Cine  Sustentável volta a Minas Gerais. O projeto itinerante, abre agora sua tela inflável em Ribeirão  das Neves.

O Cine Sustentável vai abranger a maior parte da extensão territorial do país,  levando cinema com pipoca e oficinas de fotografia para as regiões  Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.  

Depois de Ribeirão das Neves, o projeto segue viagem por outras regiões do  País. No total, serão 21 localidades em 13 estados: Rio de Janeiro, Espírito  Santo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, além  de Paraíba, Ceará, Pará, Amazonas e Roraima. 

O circuito de cinema gratuito em praça pública traz a novidade pioneira de  operar toda exibição de filmes utilizando a moderna tecnologia  fotovoltaica de captação da energia solar – uma energia limpa, renovável  e econômica. Essa tecnologia já é utilizada na rede municipal de ensino da cidade. 

O formato prevê uma Oficina Lúdica de Fotografia para públicos diversos,  de crianças e adolescentes a idosos, de modo a obter um painel amplo da  visão que os habitantes do lugar têm da sua comunidade. 

Os participantes receberão instruções básicas sobre fotografia, que  colocarão em prática mostrando os mais diversos olhares sobre o local onde  vivem. Haverá entrega de certificados. O material produzido nessa oficina será editado para resultar em um vídeo que, ao final, será exibido para o  público local, fazendo parte da programação do evento.  

Cada cidade terá uma sessão de cinema com projeção em praça pública,  exibindo um documentário produzido pela equipe do projeto e dirigido por  Inácio Neves, além de um curta e um longa-metragem. Abrindo cada sessão  de cinema, haverá uma apresentação cultural a cargo de um grupo ou artista  local. 

Toda a programação é gratuita e cada uma das sessões de cinema utilizará  exclusivamente a energia fotovoltaica para realização das exibições. Haverá  distribuição, também gratuita, de pipoca para o público presente, antes e  durante as sessões de cinema. 

PROGRAMAÇÃO  

Ribeirão das Neves – Sexta-feira – 6 de outubro  

Em Ribeirão das Neves, a oficina de fotografia vai ocorrer das 8h às 12h,  na Escola Municipal José Pedro Pereira, Rua Ari Teixeira da Costa, 21 –  Centro. 

Já a exibição de cinema será na Praça Central de Ribeirão das Neves. 

A programação terá os seguintes filmes: 

– Documentário da cidade: Produção de 2023 da Cinear com direção de  Inácio Neves; 

– Sobre Amizades e Bicicletas: Curta-metragem de 2022 dirigido por Júlia  Vidal (12 min);  

– Zootopia: Longa-metragem de animação infantil de 2016 com direção de  Rich Moore, Byron Howard (1h e 48 min). 

A Abertura ficará por conta do grupo local “Favela 3D”.


SERVIÇO:  

Evento: Cine Sustentável  

Data: 06 de outubro de 2023

Horário: 19h

Local:  Praça Central de Ribeirão das Neves

Patrocínio: Sicredi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura Realização: Muito Mais Promoções e Ministério da Cultura 

Toda a programação é gratuita. 

Categoria: Notícias - Tags: - Comentários: Comentários desativados em Ribeirão das Neves recebe Cine Sustentável, que vai  passar por 21 localidades de 13 estados brasileiros