• Teste do Pezinho mapeia e previne complicações de doenças nos recém-nascidos

7 de junho de 2024

O Dia Nacional do Teste do Pezinho comemorado no 6 de junho foi criado para reforçar a importância da triagem neonatal para a saúde do recém-nascido. Em Ribeirão das Neves a maternidade do Hospital Municipal São Judas Tadeu realiza em média 300 exames de triagem neonatal, mais conhecido como o “teste do pezinho”. O teste foi instituído através da lei nº 11.605/2007, faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal e é obrigatório para os recém-nascidos como política pública para a prevenção e diagnóstico precoce das doenças:  Hipotireoidismo congênito, Fenilcetonúria, Doença Falciforme, Fibrose Cística, Deficiência de Biotinidase, Hiperplasia Adrenal Congênita, Distúrbios de Beta-oxidação Mitocondrial dos Ácidos Graxos e Toxoplasmose. Esses agravos trazem sequelas irreversíveis e poderiam ser evitados a partir de um exame simples e gratuito, que é a coleta de uma gotinha de sangue do calcanhar do bebê.
A lei recomenda a realização da coleta no recém-nascido do terceiro ao quinto dia de vida, podendo ocorrer excepcionalmente até 30 dias de vida. O material coletado é encaminhado ao Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (NUPAD) para a respectiva análise das amostras e acompanhamento dos testes junto à saúde da criança, no  setor lotado na Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão das Neves.